banco mundial chapeco

 

Com uma experiência de sucesso em Santa Catarina, o Banco Mundial faz do Programa SC Rural uma referência para outros estados. Nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), representantes de oito estados estarão em Chapecó para conhecer os resultados do Programa e o legado deixado no meio rural catarinense. 

O Intercâmbio de Projetos do Banco Mundial é uma oportunidade para que outros estados, que também tenham operação com o Banco, criem uma rede de relacionamento e possam trocar informações e conhecimentos. 

Segundo o diretor de Projetos Especiais do SC Rural, Ditmar Zimath, o desempenho do Programa SC Rural fez de Santa Catarina uma referência para o restante do país. O Programa recebeu a nota máxima na avaliação do Banco Mundial - fato único no setor agrícola. 

“O que mais chama a atenção do Banco Mundial é o fato de que várias ações iniciadas com o Programa SC Rural continuam em andamento, mesmo com o encerramento da operação de crédito. Ou seja, as ações desenvolvidas pelo SC Rural se tornaram ações de Estado e não se limitaram ao tempo de funcionamento do Programa”, ressalta. 

Encontro de Integração 
O Intercâmbio de Projetos do Banco Mundial contará com a presença da equipe do Programa SC Rural e do Banco Mundial no Brasil, além de representantes de outros oito projetos apoiados ao redor do país. 

O evento acontece no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó (Cetrec) e contará também com visitas a campo nas regiões de Chapecó e Seara. 

Programação
Na quarta-feira (21), os integrantes do evento serão divididos em duas equipes que visitarão projetos apoiados pelo SC Rural nas regiões de Chapecó e de Seara. 

Na quinta-feira (22), acontece o compartilhamento de informações sobre as operações exitosas do Banco Mundial. Ao longo do dia, os participantes conhecerão cases de sucesso dos oito projetos presentes, principalmente nas linhas de cooperativismo e recursos hídricos. A abertura acontece às 8h e o encerramento está previsto para às 17h30.

Programa SC Rural
Com investimentos de US$ 189 milhões e quase 100 mil famílias atendidas num processo de modernização da agricultura familiar e pesca em Santa Catarina, o Programa SC Rural encerrou suas atividades em 2017 e se tornou uma referência internacional, inspirando ações em outros estados e países.

Em sete anos, o Programa gerou um retorno financeiro de R$ 850 milhões ao Estado. Entre outras conquistas estão a melhoria de 59 mil sistemas produtivos; 514,1 quilômetros de estradas rurais reparadas e 723 empreendimentos de agricultura familiar apoiados. Sem contar o trabalho de educação ambiental em 1.437 escolas rurais; as 437 agroindústrias legalizadas junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE); a ampliação da rede de monitoramento meteorológico; a regularização fundiária de 2.804 propriedades rurais e as 285 famílias que agora conservam 1.630 hectares de florestas nativas com o pagamento por serviços ambientais.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: CEASA | Acesso restrito