tomate

A pesquisa sobre o Sistema de Produção Integrada do tomate de mesa (Sispit) iniciou em 2004 na Estação Experimental de Caçador (EEC). Nesses mais de 12 anos de pesquisa, a Empresa lançou um conjunto de recomendações e técnicas para produtores e técnicos que permitem uma produção sustentável de tomate de mesa. Em novembro de 2016, inclusive, foram publicadas no Diário Oficial da União as Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Tomate Tutorado.

Toda a trajetória na pesquisa e extensão do Sispit, os alcances obtidos nesses anos de pesquisa e s desafios atuais da tomaticultura na região de Caçador foram apresentados em palestra do pesquisador da EEC, Leandro Hahn, durante o 7o Seminário Nacional do Tomate de Mesa, de 19 a 20 de setembro, na cidade de Campinas (SP).

Na palestra, o pesquisador mostrou as boas práticas agrícolas preconizadas pelo Sispit, o que permite integrar diferentes métodos que envolvem técnicas biológicas químicas e ambientais. “No conjunto, essas técnicas asseguram mais qualidade e produtividade à cultura, com viabilidade econômica, proteção ao meio ambiente e qualidade alimentar. Com isso, os produtos atendem à crescente exigência do consumidor”, explica.

Leandro apontou ainda que a produção integrada é uma das poucas alternativas para a região sobreviver na tomaticultura. “Isso ocorre porque atualmente outras regiões do Brasil cultivam tomate na mesma época que Caçador, concorrendo com oferta de produção. Além disso, a produção integrada necessita ter rastreabilidade e, para isso, o produtor precisa produzir tomate sem presença de resíduos de agroquímicos. Isso pode ser um diferencial para o produtor de tomate da região”, afirma o pesuisador. A produção integrada prevê o uso racional de insumos agrícolas e, com isso, o custo de produção é menor.

O evento, organizado pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcesem), contou com cerca de 400 participantes, entre representantes das empresas de mudas, consultores, pesquisadores, empresas de insumos e tomaticultores de todo o Brasil.

Fonte: Epagri/Foto reproduzida