cidasc

A divisão de classificação é uma subárea do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e promove ações que auxiliam as atividades de comercialização, estabelecendo parâmetros de qualidade, mediante normas oficiais de padronização dos produtos vegetais, e, a elevação do padrão de qualidade dos produtos de origem vegetal catarinenses. Visa a segurança dos alimentos ofertados aos consumidores nos portos, na importação, exportação e mercado interno, na comercialização de tabaco em folha curado e do Selo de Conformidade Cidasc (SCC).

O trabalho de classificação resulta em benefícios importantes, tais como seleção de produtos para diferentes usos, diferenciação de preços em função da qualidade, redução de despesas de embalagens e armazenamento, impedimento da comercialização de produtos inadequados ao consumo, preservação da economia da importação dos produtos impróprios ao consumo ou de qualidade inferior, garantia da tributação adequada dos produtos agrícolas, detecção de fraudes e contaminações nos produtos, entre outros.

Capacitações para Técnicos em Classificação Vegetal – SC e Participações em Eventos

A Divisão de Classificação também realizadas oficinas, que visam o melhor desenvolvimento das atividades agrícolas, proporcionando maior aproveitamento da produção, melhoria de renda aos produtores e qualidade de vida no campo. Em 2018, foram realizadas integrações de entidades de classificação com a  Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra ; participação na Exposuper; Simpósio pós colheita da região Sul em Não me Toque – RS; curso para técnicos em Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle para indústrias de alimentos da área vegetal; 2 cursos para técnicos, com 3 habilitados em legislação e classificação de maçã em parceria com a ABPM, e 11 na reciclagem em classificação de batata e tomate.

Estas capacitações favorecem o melhor desenvolvimento das atividades da classificação e consultorias do SCC.

Selo de Conformidade Cidasc

A equipe do SCC ampara 26 empresas em diversos segmentos de processamento de alimentos como, cereais, farinha de mandioca, polvilho azedo, conserva de palmeiras, alhos, maçã, banana e produção primária. Por adesão voluntária, presta consultoria na elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação – MBPF, Manual de Boas Práticas Agrícolas – MBPA e Procedimentos Operacionais Padronizados – POP’s, tornando os processos padronizados e os produtos seguros para os consumidores. Após o término da consultoria a empresa é auditada e se cumprir os requisitos pré estabelecidos é certificada, a certificação é renovada semestralmente através de auditorias.

“O SCC visa adequar os processos de fabricação com base na legislação pertinente, elevar a segurança dos produtos de origem vegetal e oferecer condições para melhoria contínua aos estabelecimentos do agronegócio e agrofamiliares de Santa Catarina”, destaca a gestora da Divisão, Valdirene Régia Bizolo Sommer.

Acompanhamento da comercialização do tabaco em folha

Outro importante passo da Divisão de Classificação foi o contrato com a Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra. Em 2018, foram atendidas 18 empresas fumageiras, com um volume aproximado de 230 mil toneladas de tabaco comercializado.

Para participar ou solicitar mais informações

Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000