startap

Em Santa Catarina as empresas desenvolvedoras de tecnologia estão migrando para o meio rural desenvolvendo soluções para aumentar a competitividade da agricultura familiar. A aproximação desses dois setores tão diferentes é missão Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA), que passa a ser coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

No último ano, o NITA estava sob a gestão da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e ganhou três embaixadores regionais em Chapecó, Florianópolis e Joinville. O Núcleo de Inovação faz parte de um grupo seleto de iniciativas para aproximar tecnologia e agricultores. O Banco Mundial apoia apenas oito projetos como esse no mundo e o estado é o único representante da América Latina nessa lista.

A Secretaria da Agricultura assume a coordenação do projeto já com planos para 2019. A intenção é aproximar ainda mais o NITA das universidades e dos pólos de inovação locais.  O Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar conta com 44 empresas cadastradas, que já fazem negócios com agricultores e empresas catarinenses, além de algumas parcerias internacionais.

Parceiros

Sob coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o NITA reúne diversas entidades de Santa Catarina, entre elas Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Catarinense de Fundações Educacionais(Acafe), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Universidade Católica de Santa Catarina, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc),  Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Informações adicionais:

Ana Ceron