foto vice

A vice-governadora Daniela Reinehr visitou nesta sexta-feira, 30, em Esteio, no Rio Grande do Sul, a 42ª Expointer, considerada a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina. Ainda pela manhã, acompanhou com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e demais autoridades a cerimônia de abertura e desfile dos Grandes Campeões.

Fotos: Elisabety Borghelotti / GVG

Daniela destacou a importância do evento e da representação catarinense na feira. “Nosso país é visto como um grande produtor de alimentos. E temos um potencial para crescer ainda mais. A Expointer é uma das grandes feiras em que o produtor catarinense participa, troca experiências, mostra o seu potencial e tecnologias, além de fazer novos negócios e seguir incrementando cada vez mais neste setor, tão importante para o país".

Em seguida, esteve na Casa do Produtor Catarinense, instalada há 40 anos, dentro da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. Mantida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a casa funciona como ponto de encontro para produtores rurais e pesquisadores do setor do agronegócio.

"A Casa do Produtor do Catarinense apresenta as nossas tecnologias e expertises disponíveis neste importante setor do agronegócio, que representa 30% da economia do nosso Estado. Nós tivemos, inclusive, premiações para Santa Catarina no desfile dos campeões hoje (sexta) pela manhã", salientou.

Daniela ainda conheceu alguns estandes de produtores catarinenses que trouxeram animais da melhor genética para exposição. Além disso, passou por pavilhões que reúnem os mais modernos equipamentos e máquinas agrícolas, que garantem cada vez mais qualidade e inovação e tecnologias à cadeia produtiva do agronegócio.

Também participou da feira o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa. “A Expointer é a maior feira de agronegócio da América Latina, nela os produtores catarinenses têm oportunidade de ter acesso a novas tecnologias, novas metodologias a serem aplicadas no plantio, sem dúvidas é muito importante a presença do nosso estado”, afirmou.

Destacou que neste ano várias startups estiveram presentes, promovendo o debate sobre a inovação no agronegócio. “Nesse sentido é fundamental a participação para levar o que há de melhor para o Estado de Santa Catarina”, complementou.

Agronegócio em SC

Santa Catarina é o Estado brasileiro considerado o maior produtor de suínos, maçã, cebola, pescados, ostras e mexilhões. Além disso, é o segundo maior produtor de tabaco, aves, alho e arroz. Os números demonstram a diversidade da produção catarinense. O agronegócio é responsável por gerar 60 mil empregos diretos em frigoríficos e indústrias da carne do Estado. São 18 mil produtores integrados de suínos e aves. Para garantir a sanidade animal e vegetal, Santa Catarina conta com 63 barreiras fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina, que controlam a entrada e saída de animais e produtos agropecuários.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria do Gabinete da Vice-Governadora
Elisabety Borghelotti