ceasa reforma telhado pavilhao

Começou neste mês de março uma das obras mais esperadas na sede das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina - Ceasa/SC, em São José. A reforma dos telhados dos Pavilhões 2 e 3 - onde ficam os Produtores Rurais - teve início no dia 10 de março de 2021. O investimento de R$ 716,1 mil foi feito com recursos próprios da Ceasa/SC.

A obra se soma a uma série de investimentos em infraestrutura nas três unidades da Ceasa/SC: São José, Blumenau e Tubarão. Tratam-se de melhorias que estavam previstas e engavetadas há anos e finalmente saíram do papel.

A obra no telhado dos Pavilhões 2 e 3, em São José, é realizada no contraturno do mercado, para não atrapalhar as atividades de comercialização. A estrutura atual está desgastada pela ação climática e não passa por melhorias desde a sua construção há décadas. A empresa licitada tem prazo de 180 dias para conclusão.

O objetivo da reforma é evitar goteiras e desabamentos, permitindo o bom andamento das atividades comerciais no atacado de produtos hortifrutigranjeiros. Além disso, reforça a segurança dos produtores, boxistas, usuários, funcionários e empregados públicos que circulam pelo ambiente.

O telhado do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) também passará por intervenção, mas essa obra está em fase de elaboração do edital para a licitação. A previsão é que o processo tenha início neste primeiro semestre de 2021.

Na unidade de Tubarão, está em andamento a restauração da cobertura do telhado, desgastado por ação climática. Em Blumenau, está em construção um muro no entorno da central, para reforçar a segurança do entreposto. São alguns dos exemplos de melhorias das centrais (listadas ao final deste texto).

Gestão mais eficiente possibilitou realização de obras

A realização dessas obras se tornou possível por diversos fatores. Um deles é o ajuste das contas da Ceasa/SC nos últimos dois anos. Com a melhoria dos processos administrativos, foi possível diminuir custos fixos e reforçar o caixa com a redução da inadimplência.

Outro fator decisivo para o andamento das obras foi a capacitação e o engajamento dos colaboradores. Um exemplo é o setor de licitações e contratos, que passou a trabalhar com pregão eletrônico. Essa modalidade dá mais agilidade, transparência e redução de custos ao processo licitatório.

Em paralelo a isso, a criação de um setor de governança e compliance permitiu à Ceasa/SC rever e analisar seus processos, no sentido de alcançar uma gestão ética, moderna e eficiente. A atuação desse setor foi possível com o apoio e o envolvimento de outras pastas do Governo do Estado, como a Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG).

Além das melhorias estruturais, a gestão também passa por avanços.

Em 2020, foi elaborado um plano de ação com cronogramas e metas para que cada setor entregasse melhorias em suas respectivas áreas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural (SAR), estabeleceu com a Ceasa/SC a meta de ampliar a participação da agricultura catarinense no mercado nas três unidades da central.

Para atingir essa meta, foram desdobradas tarefas para cada setor, que tem prazos definidos para a entrega de resultados.

Confira, a seguir, as obras em andamento ou concluídas em 2021 na Ceasa:

Reforma do Telhado Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF)

Valor investido: R$ 700 mil (previsão)

Status: a licitar

Reforma do Telhado dos Pavilhões 2 e 3 do Produtor Rural - Unidade São José

Valor investido: R$ 716,1 mil

Quando começou: março

Previsão de conclusão: 180 dias

Motivo: estrutura corroída pelo tempo, nunca havia passado por reforma

Construção do Muro no Entorno da Ceasa/SC - Unidade Blumenau

Valor investido: R$ 155 mil

Quando começou: março

Previsão de conclusão: 60 dias

Motivo: reforço na segurança do perímetro do entreposto

Reforma e Adequação da Calçada Paralela à BR-101 - Unidade São José

Valor investido: R$ 115 mil

Quando começou: janeiro

Previsão de conclusão: 60 dias

Motivo: padronização da sinalização para promoção da acessibilidade

Reforma do Muro Paralelo à BR-101 - Unidade São José

Valor investido: R$ 57,9 mil

Status: concluída

Quando começou: Dezembro/ 2020

Motivo: risco de desabamento

Atualização da Fachada Principal e Portaria 1 - Unidade São José

Valor investido: R$ 27,8 mil

Quando começou: fevereiro

Previsão de conclusão: 30 dias

Motivo: estrutura enferrujada, desgastada pelo tempo e desbotada, com logomarcas antigas do Governo do Estado e da Ceasa/SC.

Pintura das fachadas - Unidade São José

Status: em contratação

Motivo: pintura descascada, desgastada e manchada.

Restauração da Cobertura do Telhado - Unidade Tubarão

Status: em contratação

Motivo: correção de danos causados por ação climática

(48) 3378-1725