
Dados levantados pela CEASA/SC denotam o crescimento da comercialização e consumo de tubérculos. Alguns tubérculos tiveram maiores destaques de crescimento, tais como, Batata Aipo e Batata Doce.
A batata Aipo/Salsa, comparando o ano de 2015 com o ano de 2007, obteve um crescimento de 140,97% no peso por toneladas e nos preços de 254,51%. Devido ao efeito “oferta e procura”, o aumento dos preços acompanharam o da quantidade comercializada. Sinal que o mercado da Batata Aipo está em alta. Os maiores produtores de Santa Catarina deste produto são Angelina, Major Gercino e Rancho Queimado.
Veja algumas vantagens de consumir batata Aipo: Diminui a pressão arterial, promove a saúde óssea, atua como agente anticâncer, atua no sono, reduz colesterol, é uma excelente fonte de vitamina C, além de outros grandes benefícios.
A batata doce, comparando o ano de 2015 com o ano de 2007, obteve um crescimento de 108,73% no peso por toneladas e nos preços de 72,60%. É um produto, cuja culinária Brasileira, tem incluído cada vez mais em seu dia a dia. É outro item que está com mercado aquecido.
Os maiores produtores do Estado são Antonio Carlos, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, São Pedro de Alcântara e Lages.
Veja algumas vantagens de consumir batata doce: tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide. Os carotenóides na batata doce podem ajudar seu corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue, fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo, ajuda a emagrecer e facilita o aumento de massa muscular.
Fonte: CEASA-SC / Imagem: reproduzida