29 ceasa Joinville reuniaoA gestão da Ceasa de Joinville deverá ser transferida para a Ceasa/SC, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural. Os encaminhamentos para viabilizar a transferência foram alinhados durante reunião na tarde de terça, 29 de junho, na sede da Ceasa/SC, em São José.

Estavam presentes ao encontro o diretor-presidente da Ceasa/SC, Gilmar Germano Jacobowski, o presidente da Cidasc, Plinio de Castro, e o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Atualmente, a Ceasa de Joinville está com apenas 50% de ocupação de boxes e o Pavilhão dos Produtores está desativado. A estrutura física, especialmente o telhado e a parte elétrica, precisam de melhorias para viabilizar a ampliação da operação.

- Todos aqui presentes têm vontade política e vamos resolver. A Ceasa de Joinville tem um grande potencial de geração de emprego e renda para a cidade - afirmou Jacobowski, que foi um dos fundadores da Ceasa de Joinville, quando era diretor da Epagri, nos anos 1990.

O presidente da Cidasc, Plinio de Castro, destaca a importância dessa melhoria na gestão da Ceasa em Joinville em face ao potencial produtivo do Estado.

- Santa Catarina é um grande produtor de alimentos de origem animal e vegetal, com qualidade e sanidade reconhecidos nacional e internacionalmente. Precisamos dar mais oportunidades de comercialização de hortifrutis na região Norte do Estado. Com uma nova estrutura, ganham o Estado, o município, o produtor rural e os consumidores - reforçou Plínio.

Será criado um plano de trabalho entre Ceasa/SC, Cidasc e Prefeitura de Joinville para encaminhar as ações práticas que viabilizarão a passagem da gestão e promoverão a comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros na maior cidade do Estado. Serão mantidos os atuais colaboradores da Ceasa Joinville. A prefeitura se comprometeu a reformar o telhado da unidade.

- É do interesse do município recuperar a área e proporcionar melhores condições de desenvolvimento da agricultura familiar do município. Estamos satisfeitos com os encaminhamentos e o desenvolvimento que vamos gerar para o setor com essa parceria Cidasc, Ceasa/SC e Prefeitura de Joinville - afirmou o prefeito de Joinville.

A decisão sobre a incorporação da Ceasa Joinville pela Ceasa/SC será encaminhada para decisão da Assembleia Geral e do Conselho de Administração da empresa pública.