ceasa sc inauguração 5

As Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina - Ceasa/SC - completam 45 anos de fundação no dia 29 de Setembro.

Para marcar a data, haverá uma série de atividades para contemplar os diversos públicos atendidos pelas centrais. Além disso, um ato parlamentar solene foi proposto pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para celebrar essa importante ocasião para a agricultura catarinense.

“É com grande satisfação que comemoramos essa data. Estamos organizando atividades que sejam marcantes para nossos públicos, para que sintam orgulho de fazer parte da nossa história”, afirmou o diretor-presidente Gilmar Germano Jacobowski.

Na sede da Ceasa/SC, em São José, estão programadas ações com o apoio do Sesc Santa Catarina, entidade parceira da Ceasa/SC com o programa Mesa Brasil Sesc. O objetivo é entreter e prestar serviços aos usuários da Ceasa/SC - produtores rurais, permissionários, caminhoneiros, compradores, movimentadores de carga, colaboradores e demais frequentadores da central. 

Na manhã da quarta-feira, dia 29 de Setembro, estão previstos:

  • Show da prevenção com o grupo Amigos do Samba;
  • Spa Online Energia Positiva com meditação, yoga e dança;
  • Voluntárias distribuindo material de prevenção ao câncer de mama;
  • Roda de conversa Setembro Amarelo e  Outubro Rosa;
  • Leitura de um poema e um conto (A experiência e a importância da leitura)
  • Divulgação de serviços do Sesc e confecção de carteirinhas.

Além disso, teremos a apresentação da Banda Arte Show, que vai circular entre os pavilhões levando alegria aos presentes. 


Na unidade da Ceasa/SC de Blumenau, também serão realizadas atividades, tais como:

  • Troca-troca de livros;
  • Distribuição de adubo e demonstração de como fazer composteira doméstica;
  • Corte de cabelo;
  • Central de relacionamento para divulgação de serviços do Sesc;
  • Distribuição de receitas saudáveis e boletins informativos sobre o Programa Mesa Brasil Sesc.

Para a unidade de Tubarão, a programação está para ser confirmada e deve ser divulgada nos próximos dias. 

 

Alesc propõe Ato Parlamentar Solene em homenagem aos 45 anos da Ceasa/SC

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), na pessoa do sr. presidente Mauro de Nadal, por proposição do Deputado Estadual José Milton Scheffer, realizará um Ato Parlamentar Solene para marcar a passagem dos 45 anos da Ceasa/SC.

Na ocasião, serão homenageadas 10 pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços para a história das centrais. Os indicados são:

Produtores Rurais: Nilo Balduino Mannes (Bigode) e Catarina Gesser Mannes

Nilo Balduino Mannes, conhecido como Bigode, é o produtor rural com o cadastro mais antigo em atividade na Ceasa/SC. Seu registro data de 20 de março de 1978. Junto com sua esposa, Catarina Gesser Mannes, está na Ceasa/SC desde a inauguração. Antes disso, acompanhavam a família no Mercado Público de Florianópolis para vender seus produtos. Naturais de Antônio Carlos, produzem hortaliças folhosas. 


Boxista: Francisco Prim, sócio-proprietário da Primalta

O empresário Francisco Prim começou sua história na Ceasa/SC como produtor rural, em 1978. Dono da carteira 312 de agricultor, trabalhou no Mercado Público de Florianópolis antes de ir para a Ceasa/SC. Produzia e vendia verduras, repolho, couve-flor e batatas em Águas Mornas.

Hoje é sócio-proprietário do box Primalta, especializado em frutas. Seu mix de produtos inclui itens nacionais e importados. Sua empresa é a maior doadora de alimentos para o projeto Mesa Brasil Sesc.


Colaborador: Olinto Mainardi, orientador de mercado

Engenheiro civil, Olinto Mainardi é o funcionário com mais idade na Ceasa/SC, com 71 anos de idade. Admitido por concurso público em 15/06/2007, foi o primeiro diretor eleito pelos funcionários. Muito dedicado ao serviço e aos colegas, desenvolveu projetos importantes para a central e hoje é responsável pela fiscalização estrutural e operacional da Unidade de São José. 


Movimentador de Carga: Rudinei Nazareno José (Rudi)

Rudi, como é conhecido, está na Ceasa/SC há 30 anos. Começou puxando carga de caminhões de batata e, com o tempo, passou a ampliar sua atuação. Hoje possui 33 carrinhos, os quais aluga para os permissionários. Muito querido por todos, é bastante comunicativo e gosta de divertir os colegas. Casado há 25 anos, criou os 9 filhos e 11 netos com sua renda obtida por serviços prestados na Ceasa/SC.


Comprador: Hortifruti Direto do Campo Itajaí - proprietário Edson Dimon

Edson Dimon, 43 anos, proprietário do Hortifruti Direto do Campo Itajaí, tem sua vida ligada à Ceasa/SC. Natural de Antônio Carlos, começou vendendo seus produtos  como repolho e farinha. Hoje é proprietário de uma rede de hortifrutis, com 5 lojas e 240 funcionários. Todos os dias, seu comprador adquire produtos na Ceasa/SC, enchendo 4 caminhões com cerca de 800 caixas de frutas, verduras e legumes. 


Entidade parceira: AUPC - Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa/SC

A Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa (AUPC) foi criada em 11/09/1989 pelos boxistas que atuam na Ceasa/SC em São José. Tem por objetivo representar a maioria dos permissionários permanentes para buscar melhorias e conforto para compradores, permissionários e comerciantes na comercialização. Atualmente, colabora na operação no pátio com controladores e possui 25 funcionários.


Entidade parceira: Mesa Brasil Sesc

Mesa Brasil Sesc é parceiro da Ceasa/SC desde 2017, quando foi instalada uma sede do programa na central, em São José. Os alimentos excedentes ou fora do padrão de comercialização de boxistas e produtores são repassados ao programa, que encaminha as doações a cerca de 20 mil famílias atendidas por 118 instituições sociais sem fins lucrativos cadastradas no sistema.


Primeiro diretor-presidente da Ceasa/SC: Érico Frederico Gebler (in memorian)

O engenheiro agrônomo Érico Frederico Gebler foi o primeiro diretor-presidente da Ceasa/SC, no período de 04/10/1976 a 09/10/1979. Encarou inúmeros desafios desde a construção da central até o início das operações da Ceasa/SC em São José/SC. Seu vasto currículo ligado ao agro catarinense inclui também a presidência da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) de 1984 a 1988.


Segundo diretor-presidente da Ceasa/SC: Roque Lino Braun

Roque Lino Braun, engenheiro agrônomo, foi o segundo-diretor presidente da Ceasa/SC, no período de 10/10/1979 a 26/04/1983. Extensionista rural da ACARESC (que posteriormente se transformou na Epagri), teve importante atuação na expansão da horticultura na Grande Florianópolis a partir do município de Antônio Carlos já na década de 1960.


Terceiro diretor-presidente da Ceasa/SC: Orvino Coelho de Ávila

Orvino Coelho de Ávila, foi o terceiro diretor-presidente da Ceasa/SC, no período entre 27/04/1983 a 29/07/1985. Contador e bacharel em Direito, iniciou sua trajetória política desde cedo, aos 21 anos de idade, quando se elegeu vereador. Atualmente, é prefeito do município de São José. 

 

Ceasa/SC em números

DADOS DA CENTRAL DE SÃO JOSÉ/SC (2021)

* 350 produtores rurais ativos

* 252 espaços (pedras) para comercialização dos produtores rurais, sendo:

      *Pavilhão 1: 104 pedras

      *Pavilhão 2: 90 pedras

      *Pavilhão 3: 58 pedras

* 9 pavilhões numa área de 112 mil² 

* 123 permissionários (boxistas)

* 3 mil veículos circulando diariamente

* 2 mil empregos diretos 

* Volume de comercialização anual: 330,67 mil toneladas (2020)

* Movimentação financeira anual: R$ 861 milhões (2020)

 

Histórico da Ceasa/SC

A Ceasa/SC - Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A - é uma sociedade de economia mista fundada em 29 de Setembro de 1976, de acordo com as normas do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento - Sinac. A sede da Ceasa/SC foi inaugurada em março de 1978, próximo à BR-101 e ao trevo de Barreiros, em São José, espaço que ocupa até hoje. 

Na época, tinha como gestora a Companhia Brasileira de Abastecimento - Cobal - como representante do governo federal e acionista majoritário (51%). A partir de 1989, as ações e encargos pertencentes à Cobal foram doados à Ceasa/SC, que passou a ser vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural (SAR) e a ter como acionista majoritário o Governo do Estado de Santa Catarina. 

Hoje a Ceasa/SC possui três unidades que estão localizadas em São José (sede), Blumenau e Tubarão. Tem papel essencial para os catarinenses no abastecimento de hortifrutigranjeiros, uma vez que  organiza a comercialização desses insumos. Promove a aproximação de produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas, proporcionando infraestrutura física e logística para esse mercado, visando disciplinar o abastecimento urbano, eliminando o excesso de intermediação e manipulação, permitindo a oferta de produtos de melhor qualidade e mais acessíveis à população.

 


Informações para a imprensa:
Alícia Alão
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
48 3378-1725

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: CEASA | Acesso restrito