30 08 2017 2

Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A (Ceasa/SC) encerra semestre com alta na comercialização e queda no preço médio dos hortifrutigranjeiros. De janeiro a junho deste ano, foram comercializadas 172 mil toneladas de alimentos, 3,66% a mais do que no mesmo período do ano anterior, movimentando R$ 292 milhões.

O preço médio por quilo dos alimentos caiu quase 22% no primeiro semestre de 2017, fechando em R$ 1,69. Os preços mais baixos acabaram estimulando o consumo in natura de frutas, verduras e legumes e aumentaram as vendas no atacado e varejo.

A produção catarinense manteve sua participação de 45% nas vendas da Ceasa/SC, com o grande diferencial de ter preços mais competitivos em relação aos hortifrutigranjeiros importados. No primeiro semestre deste ano, o preço médio por quilo dos alimentos produzidos em Santa Catarina foi de R$ 1,51, valor 17 % menor do que de outros estados.

Para o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, mesmo com os números positivos do primeiro semestre ainda existe um mercado enorme a ser explorado pelos agricultores e atacadistas catarinenses. Um dos desafios que a Companhia de Abastecimento tem pela frente é conquistar compradores das regiões Meio Oeste e Oeste, que ainda buscam hortifrutigranjeiros em outros estados. “Precisamos ampliar e aprimorar nossas estruturas de logísticas e divulgar as vantagens de comprar na Ceasa/SC, porque temos preços competitivos e a qualidade de nossos produtos é destaque no cenário nacional”, afirma.

Em busca de parcerias para ampliar a participação catarinense na Ceasa/SC, a diretoria da empresa fará reuniões com Associações de Produtores, Cooperativas, Sindicatos Rurais e prefeituras. “Nosso estado tem confirmado a força do agronegócio, mesmo tendo um espaço geográfico pequeno pra o cultivo em relação a outros estados. Nem por isso deixamos de produzir com qualidade e preços justos. A agricultura tem mostrado ser um grande gerador de renda e cidadania para o povo catarinense”, ressalta o diretor presidente da Ceasa/SC, Agostinho Pauli

Fonte: Ceasa SC / Foto Aires Mariga - Epagri SC