cebola

Produtores de cebola e pesquisadores da Epagri estão comemorando os bons resultados da primeira safra comercial do cultivar Valessul. Lançado em 2017, ele reúne as melhores características de outras variedades lançadas pela Estação Experimental de Ituporanga.

Visitamos a propriedade do agricultor Valdir Klaumann, de Ituporanga, para conferir as mais de 250 toneladas de cebola que cultivou em 7 hectares. Uma produtividade que variou de 35 a 40 toneladas por hectare. “É uma variedade muito boa desenvolvida pela Epagri, gostei muito porque tem boa casca, é resistente ao míldio, coloração impecável. Tenho hoje uma safra excelente e ainda consigo colher 15 dias antes de outras variedades”, explica S. Valdir. Ele decidiu apostar sem medo na Valessul, já que ocupou praticamente toda a área produtiva com a nova semente. Cuidou bem da terra, caprichou no manejo e confiou no que diziam os técnicos da Epagri.

Para desenvolver a cebola Valessul, os pesquisadores ouviram quem produz e buscaram atender necessidades específicas dos agricultores. De acordo com o pesquisador da Epagri, Daniel Pedrosa Alves, tanto empresas quanto os consumidores e os próprios agricultores preferem cebola com casca mais avermelhada, com bulbos de maior qualidade. “Até então, a cebola que reunia essas características era a Crioula, mas com a colheita em dezembro. Essa época traz juntos os problemas climáticos, como excesso de chuva e calor. A Valessul então consegue unir as melhores características e ainda com ciclo curto, podendo ser colhida em novembro”, conta Pedrosa.

Com o sucesso da Valessul, surge um problema. A biopirataria. Empresas não autorizadas que comercializam sementes de baixa qualidade, como sendo as originais da Epagri. No caso da Valessul, apenas uma empresa foi credenciada para a multiplicação do material, conforme explica Gerson Henrique Wamser, pesquisador da Epagri. “A Agritu Sementes é a empresa certificada, com exclusividade, para comercializar a Valessul. A escolha seguiu critérios como o maior valor de royalties e melhor plano de produção das sementes que atendesse as necessidades da Epagri e dos agricultores”, detalha Gerson.

Líder na produção nacional de cebola, Santa Catarina deve, em pouco tempo, ter a Valessul dominando as lavouras do Estado, depois de uma primeira safra que superou as expectativas.

Quer conferir a matéria completa em vídeo? Acesse nosso canal e veja essa e outras reportagens produzidas pela Epagri.

Fonte: Epagri
site: www.epagri.sc.gov.br