O prazo para inscrições no edital Living Lab da Ceasa/SC foi prorrogado até o dia 31 de maio de 2021. O chamamento público abre a oportunidade para empresas inovadoras - startups - testarem soluções sustentáveis para a gestão de resíduos orgânicos na Ceasa/SC, unidade São José.
Podem participar as empresas que tenham um produto viável mínimo (MVP) que já esteja desenvolvido ou que seja um protótipo funcional para ser testado. O período de teste da solução terá a duração de 6 meses a partir da assinatura do termo de compromisso.
A Ceasa/SC busca soluções para tratar da destinação adequada aos resíduos orgânicos gerados na central. Atualmente, 10 toneladas de resíduos orgânicos são levadas ao aterro sanitário diariamente. O objetivo é reaproveitar esse material, dando uma destinação inovadora, social, econômica e sustentável.
Parte dos alimentos sem valor comercial, mas em perfeitas condições de consumo, são doadas ao programa Mesa Brasil Sesc, que tem sede na Ceasa/SC. Esses alimentos são selecionados e distribuídos para instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade. Com o chamamento público, a Ceasa/SC busca soluções para aproveitar o material orgânico que não é aproveitado para alimentação.
A abertura de um edital com a metodologia de living lab - um laboratório vivo - é pioneira entre as Ceasas do Brasil. A iniciativa foi desenvolvida com apoio do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Para mais detalhes sobre o edital, acesse: https://www.ceasa.sc.gov.br/index.php/licitacoes/chamamentos-publicos/agroinovacao-sc-edital-living-lab-ciclo-ceasa
Informações para a imprensa:
Alícia Alão
Assessoria de Comunicação
(48) 3378-1725
comunicacao@ceasa.sc.gov.br