Dando continuidade à capacitação dos orientadores das Centrais de Abastecimento de Santa Catarina, mais uma ação conjunta foi direcionada aos produtores rurais entre a CEASA-SC e a SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O trabalho de orientação foi relacionada à legislação tributária, mais especificamente sobre Nota Fiscal do produtor e os tributos envolvidos. Esta ação foi realizada por dois dias e bem recebida pelos produtores, pois a parceria entre essas duas instituições já vem trazendo diversos benefícios para o setor agrícola de Santa Catarina.
A Ceasa-SC, como a maior central de abastecimento do estado, desempenha um papel fundamental na comercialização de produtos agrícolas. E, junto a isso, disponibiliza a sua infraestrutura para agricultores, comerciantes, cooperativas e empresas de agronegócio. Com a ajuda da SENAR, foi possível promover capacitações e treinamentos para os produtores e usuários.
Para o diretor-presidente da Ceasa-SC, Emerson Martins, “esta ação em parceria com o SENAR-SC complementa todo o apoio e incentivo aos produtores rurais. Sabemos que mudanças e inovações tecnológicas são desafiadoras para todos, e manter esse suporte é fundamental para fomentar ainda mais a agricultura familiar. Para disso foram criados canais de comunicação que facilitam o envio da Nota Fiscal eletrônica e o atendimento de dúvidas para todos os produtores que frequentam a Ceasa-SC. Este trabalho também ajuda a evitar problemas com fiscalizações, prevenindo problemas fiscais com o estado e auxiliando os produtores a não gerar impostos duplicados e gastos desnecessários”, explicou.
Além disso, a parceria entre a Ceasa-SC e a SENAR também estende a possibilidade de realização de ações de promoção e divulgação dos produtos locais.