O presidente da CEASA/SC, Sandro Vidal, e o diretor técnico Emerson Martins estiveram nesta terça-feira (29) em Brasília, em uma reunião estratégica com o presidente da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto. O encontro teve como pauta principal a solicitação de cessão de uso de um espaço físico da CONAB em São José, com o objetivo de ampliar as operações do Banco de Alimentos da CEASA, hoje realizado em parceria com o SESC por meio do programa Mesa Brasil.
Mesmo sendo o 20º estado brasileiro em extensão territorial, Santa Catarina abriga o 4º maior Banco de Alimentos entre todas as CEASAs do Brasil. O programa já beneficia mais de 22 mil pessoas em todo o estado, unindo esforços entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para combater o desperdício de alimentos e promover segurança alimentar.
A ampliação do espaço é considerada essencial para melhorar a logística de recebimento, triagem e distribuição dos alimentos, além de permitir novas estruturas como câmara fria, área de higienização e espaço para processamento, o que potencializa a vida útil dos alimentos doados e amplia a capacidade de atendimento.
“Esse é um projeto que coloca a CEASA/SC alinhada com as diretrizes do Fórum Econômico Mundial, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 2 (Fome Zero), 11 (Cidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Climática) e 17 (Parcerias para os Objetivos)”, destacou o presidente Sandro Vidal.
O Banco de Alimentos tem ainda um importante papel ambiental, ao evitar que alimentos ainda próprios para o consumo sejam descartados, reduzindo a geração de resíduos e as emissões de gases de efeito estufa. O pedido de cessão à CONAB representa mais um passo na consolidação desse modelo de gestão moderna, colaborativa e socialmente responsável.