empreendedorismo no campo 1

O agricultor também é um empreendedor. Afinal de contas, para vender a colheita ou colocar o produto de forma competitiva no mercado, é preciso entender muito mais do que de terra, adubo e sementes. Por isso, a Epagri orienta as famílias rurais nas áreas de gestão, negócios e mercado.

Um exemplo de como isso transforma a vida das famílias vem da região de Curitibanos: o que até 2006 eram agricultores sem renda fixa, trabalhando em propriedades de terceiros, é hoje uma cooperativa que representa a força da agricultura da região.

Fundada em 2012, a Coper Planalto Sul tem 22 sócios ativos de Curitibanos, Ponte Alta do Norte e São José do Cerrito e um amplo mercado em expansão. Comercializa hortaliças orgânicas para a merenda escolar, para supermercados e nas feiras municipais. Também entrega cestas diretamente ao consumidor e, desde 2018, conta com uma agroindústria de hortaliças orgânicas higienizadas e prontas para o consumo que agrega valor à produção. Em 2019, a cooperativa faturou R$234 mil.

A Epagri está presente em cada degrau dessa trajetória. Orientou os agricultores desde o início do cultivo das hortaliças, apoiou a organização das famílias e a criação da cooperativa e, mais recentemente, desenvolveu o projeto da agroindústria. O trabalho também envolve capacitações em áreas como gestão, vendas, cooperativismo, processamento de hortaliças e legalização da atividade, além da adequação de produtos, embalagens, rótulos e logística de entregas. A Epagri ajuda na busca de novos mercados e acompanha os processos de gestão.

“Sem a Epagri, talvez nada disso tivesse acontecido”, diz Beatriz Ribeiro Gomes, presidente da cooperativa. “Conseguimos um bom mercado para venda e hoje a cooperativa garante uma renda significativa para os sócios. Todos estão empolgados com o crescimento”, conta a engenheira-agrônoma
que produz morango e uva orgânicos. Para ela, a fórmula do sucesso passa pela união. “Todos os sócios são pequenos produtores familiares que, juntos, só têm a ganhar, tanto nas compras coletivas quanto nas vendas. Sem falar na troca de informações e experiências que beneficia todas as famílias”.

Para conhecer essa e outras histórias de sucesso, acesse o Balanço Social 2019 da Epagri.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: CEASA | Acesso restrito