Mesa brasil caminhão

No primeiro semestre de 2020, as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) realizaram a doação de mais de 646 toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/SC). As frutas, verduras e legumes doados pela Ceasa/SC foram destinados a 62,8 mil pessoas de baixa renda na Grande Florianópolis.

Os responsáveis pelo Mesa Brasil fazem a triagem dos produtos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que estão bons para o consumo. Do total de alimentos cedidos por boxistas e produtores rurais que atuam na Ceasa/SC, no período de janeiro a junho de 2020, mais de 579,5 toneladas (90%) foram aproveitadas pelas instituições e famílias beneficiadas pelo programa.

A Ceasa/SC abriga a sede do Mesa Brasil em Santa Catarina. O programa é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, que contribui para promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza.

Doação de alimentos é encaminhada

para instituições sociais e famílias carentes

"A parceria para execução do Programa Mesa Brasil vem superando todas as nossas expectativas. Os produtores e boxistas da Ceasa/SC acabam com o desperdício de alimentos e ainda alimentam milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Temos muito orgulho desses resultados", valoriza o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Mesmo com os desafios e as limitações impostas pela pandemia, o programa manteve suas atividades e se mostrou essencial para a segurança alimentar e apoio social das pessoas cadastradas.

Para o diretor presidente da Ceasa/SC, José Ângelo Di Foggi, a ação é essencial para diminuir o desperdício de alimentos por meio da doação para tantas famílias necessitadas, especialmente nesse período em que vivemos.

“Esta ação envolve os produtores rurais e boxistas que atuam na Ceasa/SC. É motivo de muito orgulho para nós. Esse resultado só está sendo possível graças ao grande trabalho desenvolvido pelo Mesa Brasil, na parceria entre Sesc/SC e Ceasa/SC", destaca o presidente.

Desde o início do ano, o Mesa Brasil distribuiu 1.696,5 toneladas para 500 instituições sociais, sendo que parte delas estão com o atendimento suspenso temporariamente. Além da Ceasa/SC, o programa recebe doações de instituições como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), supermercados e outras empresas do ramo de alimentos.

Além de evitar o desperdício, a doação de alimentos é importante para a redução do lixo na Ceasa/SC. Dentre os alimentos não aproveitados para consumo, o programa Mesa Brasil promoveu a compostagem de 21,2 toneladas entre janeiro e junho de 2020.

É um material que seria destinado ao aterro e representou uma economia para a Ceasa/SC de R$ 91,5 mil na despesa com manejo do lixo orgânico nesse período.

Para saber mais sobre o programa, entre em contato com o Programa Mesa Brasil através do número: 0800-643 4363.

(48) 3378-1725