ceasa reuniao sig 22 09 2020 redux

Com o objetivo de tornar a gestão mais transparente, moderna e eficiente, as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) aderiram ao Programa de Integridade e Compliance da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG). 

O fomento da cultura ética, por meio da melhoria de processos de controle e tomada de decisões é um dos pilares principais para o crescimento sustentável e consistente da estatal. 

Para celebrar essa adesão, foi realizada em 21 de Setembro de 2020 uma reunião conjunta entre gestores da Ceasa/SC e da SIG, que colocou sua estrutura à disposição da estatal para dar suporte ao andamento às ações do programa. 

“Com a adesão da Ceasa/SC ao programa, a empresa visa realizar melhorias em todos os setores, principalmente na gestão econômica das três unidades - São José, Blumenau e Tubarão”, destacou o Diretor Presidente da Ceasa/SC, José Ângelo Di Foggi. 

Na avaliação do presidente, esse movimento em direção a uma gestão mais transparente segue a premissa estimulada pelo Governo de Santa Catarina.

Da Ceasa/SC, participaram do encontro o Diretor Presidente da Ceasa/SC, José Ângelo Di Foggi, o Diretor Financeiro Administrativo, Edmilson Costa Moreira, e a Controladora Interna e Ouvidora, Denise Lima. Da SIG, estiveram presentes a Secretária Executiva de Integridade e Governança, Naiara Czarnobai Augusto, a Diretora de Integridade e Governança, Fernanda Santos Schramm e o servidor Vitor Barcellos da Silva.

Entre os assuntos discutidos, foram citadas questões logísticas, de estrutura física e desafios que a Ceasa/SC enfrenta desde a portaria até o gabinete. 

O próximo passo será a elaboração de um relatório sobre a reunião com o encaminhamento de propostas. A SIG colocou sua estrutura à disposição para orientar os servidores da Ceasa/SC nesse sentido. 

O programa de Integridade e Compliance foi disponibilizado para todo o governo de Santa Catarina e a Ceasa/SC é a primeira estatal a aderir. 

Ceasa/SC conta com Ouvidoria e Controle Interno

Em paralelo ao programa, está em estruturação na Ceasa/SC o sistema de Controladoria Interna e Ouvidoria. 

Uma das primeiras ações nesse sentido foi a criação do cargo para este fim. A servidora pública Denise de Lima foi nomeada para a função em 21 de Agosto de 2020. A medida vai ao encontro da resolução 022/2020 do Grupo Gestor do Governo (GGG).

Denise é formada em Administração pela Univali e é servidora na Ceasa/SC desde Agosto de 2016. 

“O controle é essencial na administração pública, acontece antes, durante e depois de qualquer processo. O objetivo é corrigir irregularidades e desvios da conduta correta, prestando orientações para que sejam cumpridas as normas de forma clara e transparente”,  explica a controladora. 

Foi assinado pela presidência um Termo de Compromisso para estabelecer a prática da melhoria contínua com bases nos princípios éticos, não sendo mais tolerado o desvio de probidade e conduta.

“Essas medidas se refletirão na entrega de um serviço eficiente e com bases alicerçadas nos princípios éticos que atenda os anseios de todos os agentes envolvidos, e assim seja perceptível as mudanças positivas na empresa”, conclui o presidente Di Foggi. 

Esse termo foi assinado junto  à SIG, assumido assim a CEASA o compromisso de fazer cumprir o Programa de Integridade e Compliance na estatal, nesta primeira fase de implantação do programa.

Informações para a imprensa:

Alícia Alão
Assessoria de Comunicação
(48) 3378-1725
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: CEASA | Acesso restrito