rsz 14 04 secretario ceasa1

O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 14 de abril de 2021, a sede da Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina - Ceasa/SC, em São José. O objetivo foi conhecer a realidade local e ouvir as demandas de produtores rurais e comerciantes.

É a primeira vez em décadas que o titular da pasta Agro faz uma visita aos pavilhões da Ceasa/SC. Acompanhado do secretário adjunto Ricardo Miotto, Altair Silva foi recebido pelo diretor presidente da Ceasa/SC, Angelo Di Foggi, e pelos diretores Edmilson Costa e Fernando dos Santos.

Durante a caminhada pela central, as autoridades trataram de assuntos pertinentes à Ceasa/SC e sua importância para a economia catarinense.

O primeiro tópico questionado pelo secretário foi sobre os impactos da pandemia na comercialização de hortifrutis no entreposto. O presidente Angelo Di Foggi relatou as adaptações que foram necessárias para manter o mercado em funcionamento com segurança sanitária.

Outro assunto de destaque foi sobre a gestão de resíduos orgânicos na central. Além de contar com uma empresa licitada para tratar da limpeza e da conscientização ambiental - a Brooks - agora a Ceasa/SC abriu a oportunidade para empresas inovadoras testarem suas soluções. Para tanto, está aberto o chamamento público do edital Living Lab, ou “laboratório-vivo”, uma iniciativa pioneira em todas as Ceasas do Brasil.

Enquanto passava pelos pavilhões, o secretário Altair Silva conversou com produtores rurais e boxistas, perguntou sobre seus desafios e que sugestões de melhorias têm para a central. “Trabalho aqui há 25 anos e esta é a primeira vez que um secretário de Estado vem conversar com a gente”, afirmou o representante do box Avilson e Zerimar Comércio de Cebolas.

Ao final da visita, as autoridades visitaram a sede do programa Mesa Brasil Sesc, onde são feitas doações de alimentos para entidades assistenciais e famílias cadastradas.

Em relação aos desafios operacionais e estratégicos da Ceasa/SC, Altair Silva e Angelo Di Foggi estabeleceram as prioridades para a gestão. São duas frentes principais: a regularização da situação de todos os permissionários atuais da central e a elaboração de um projeto de ampliação da Ceasa/SC, com sustentabilidade social e ambiental.

“Certamente uma nova Ceasa terá um impacto gigante na região e na economia catarinense como um todo. Sabemos que o desafio é grande, mas podemos plantar agora a semente para colher frutos no futuro”, afirmou o secretário.

“Fico muito contente com a visita do secretário aqui na Ceasa/SC, pois nos dá forças para levar adiante as mudanças que estamos implantando desde que assumi como presidente. São obras importantes e melhorias necessárias para beneficiar principalmente o produtor rural catarinense, que é nosso principal objetivo”, conclui o diretor presidente Angelo Di Foggi.

(48) 3378-1725