rsz 14 04 reunião prefeitos

Encontrar soluções conjuntas para apoiar os produtores rurais da Grande Florianópolis. Essa foi a motivação do encontro realizado na manhã de quarta-feira, 14 de abril de 2021, entre prefeitos da região e a diretoria da Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina - Ceasa/SC.

A reunião foi solicitada pela Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis - Granfpolis -, entidade presidida pela prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi. O diretor presidente da Ceasa/SC, Angelo Di Foggi, recebeu os participantes junto com o diretor de apoio operacional Fernando dos Santos e o gerente de abastecimento Matheus Cristiano.

Além da prefeita de Rancho Queimado, estiveram no encontro os prefeitos Charles da Cunha (São Pedro de Alcântara), Roseli Anderle (Angelina), Solange Back (Anitápolis), Laurindo Peters (São Bonifácio), além de secretários da Agricultura dos municípios de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, entre outros interessados.

Na pauta do encontro, houve dois assuntos principais, ambos motivados por produtores rurais da região.

O primeiro deles foi a questão do horário de funcionamento da Ceasa/SC, cuja alteração impacta na rotina dos trabalhadores do campo. Di Foggi explicou que o tema está em avaliação com o Ministério Público e representantes dos usuários da Ceasa/SC - produtores, boxistas, clientes e moradores do entorno da central em São José. Uma definição está para ser alinhada em breve e os prefeitos poderão somar forças para buscar uma solução que seja adequada para todos.

O segundo assunto foi a respeito da rastreabilidade de produtos hortifrutigranjeiros. Os prefeitos trouxeram queixas de produtores quanto a ação de atravessadores. Foram citadas as medidas existentes para coibir as práticas irregulares, como atualização do cadastro dos produtores, do Regulamento de Mercado, fiscalização, entre outras.

Para ter mais efetividade nas ações de combate ao atravessador, as entidades se comprometeram a realizar ações conjuntas. O objetivo é valorizar e apoiar o produtor rural, bem como garantir a procedência dos alimentos para os consumidores que compram na Ceasa/SC.

(48) 3378-1725