IG CEASASC LANÇA EDITAL PARA EMPRESAS COM SOLUÇÕES INOVADORAS NA GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS 7

Foi prorrogado o prazo para inscrições no edital Living Lab da Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina - Ceasa/SC. A data final para receber propostas de soluções inovadoras para gestão de resíduos orgânicos na unidade São José da central ficou para dia 15 de Junho de 2021.

O edital Living Lab faz parte do programa Agroinovação SC, que envolve as quatro casas da pasta Agro do Governo de Santa Catarina: Ceasa/SC, Epagri, Cidasc e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural (SAR).

O objetivo do edital é buscar empresas com soluções inovadoras para a gestão de resíduos orgânicos na sede da Ceasa/SC, em São José. Atualmente, são destinadas cerca de 10 toneladas por dia desse tipo de resíduo para o aterro sanitário. A ideia é buscar alternativas que sejam mais sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental. 

Podem participar do edital as empresas que tenham um produto viável mínimo (MVP) que já esteja desenvolvido ou que seja um protótipo funcional para ser testado. O período de teste da solução terá a duração de 6 meses a partir da assinatura do termo de compromisso. 

Para debater o assunto em profundidade, a Ceasa/SC realizou o Seminário Desafios e Oportunidades para a Gestão de Resíduos Orgânicos, com a palestrante convidada Flávia Orofino, engenheira sanitarista e especialista no assunto.

>>> Assista ao seminário no canal da Ceasa Santa Catarina - Oficial no YouTube

Parte dos alimentos sem valor comercial, mas em perfeitas condições de consumo, são doadas ao programa Mesa Brasil Sesc, que tem sede na Ceasa/SC. Esses alimentos são selecionados e distribuídos para instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade. Com o chamamento público, a Ceasa/SC busca soluções para aproveitar o material orgânico que não é aproveitado para alimentação.

A abertura de um edital com a metodologia de living lab - um laboratório vivo - é pioneira entre as Ceasas do Brasil. A iniciativa foi desenvolvida com apoio do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Para mais detalhes sobre o edital, acesse: https://www.ceasa.sc.gov.br/index.php/licitacoes/chamamentos-publicos/agroinovacao-sc-edital-living-lab-ciclo-ceasa

Informações para a imprensa:
Alícia Alão
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
48 3378-1725

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: CEASA | Acesso restrito