INOVAÇÃO

Os empregados públicos da Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina - Ceasa/SC - participaram na manhã de terça, dia 8 de junho de 2021, de uma capacitação sobre inovação. A iniciativa faz parte do programa Agroinovação SC, que envolve as quatro casas da pasta Agro - Ceasa/SC, Epagri, Cidasc e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural (SAR).

A capacitação se deu de forma online e foi conduzida pela professora Clarissa Stefani, coordenadora do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo foi preparar os participantes para atuar com iniciativas de inovação no âmbito público de forma a solucionar desafios percebidos internamente e gerar novos conhecimentos e soluções que mitiguem ou resolvam os desafios percebidos.

Durante o encontro, que teve a duração de 1h30min, o grupo realizou atividades que seguem uma metodologia focando em problemas reais, atividades coletivas e exemplos de cases de inovação no setor público.

O diretor-presidente da Ceasa/SC, Gilmar Jacobowski, destacou a importância da inovação para promover mudanças e resolver desafios na central.

“Temos um quadro funcional técnico e capacitado. Para que as melhorias possam sair do papel, precisamos de atitude e iniciativas como essa são importantes no sentido de mobilizar esforços para solucionar nossos desafios”, destacou o presidente.

Metodologia se baseia em exemplos reais de inovação

Na capacitação, foram apresentados conceitos e exemplos de inovação. Os colaboradores da Ceasa/SC puderam refletir sobre as inovações existentes na central, quais as necessidades atuais, de que forma cada um contribui com o processo de inovação e o papel individual na construção coletiva da mudança.

Esse encontro foi o primeiro de três que serão realizados nos próximos dias. A capacitação integra o programa Agroinovação SC, criado em 2020. Um dos frutos desse programa é o edital living lab ciclo Ceasa/SC, que busca soluções inovadoras para gestão de resíduos orgânicos na central. O chamamento público está aberto e aceita inscrições até o dia 15 de junho de 2021.