As Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina - Ceasa/SC - encerram o ano de 2020 com mais de R$ 400 mil investidos em obras, melhorias estruturais e serviços prestados aos seus usuários. Além disso, estão em andamento projetos e licitações que ultrapassam R$ 1,130 milhão em recursos, somando mais de R$ 1,5 milhão de investimento da central entre os anos de 2020 e 2021.
Esses números são indicadores de um novo momento na Ceasa/SC, que superou os desafios com a pandemia e a crise na economia com uma gestão eficiente e transparente.
Os investimentos realizados visam atualizar a estrutura, os processos e a gestão de pessoas na central, que estava defasada há anos, na visão do diretor presidente Angelo Di Foggi.
“Até o início do governo atual, a Ceasa/SC estava desconectada das políticas do Governo do Estado. Quando assumi a presidência do entreposto, em 2019, o sentimento era de estar em uma empresa com pelo menos 20 anos de atraso. Hoje, nossa equipe atua com o propósito de fazer um trabalho ágil, eficaz e contínuo, de forma estratégica e alinhada com as políticas da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, bem como das empresas Cidasc e Epagri”, destaca Foggi.
A medida mais representativa desse novo momento foi o processo licitatório para prestação de serviços de limpeza, elaboração e execução de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) na Ceasa/SC. Pela primeira vez, foi realizado um pregão eletrônico nos 42 anos de história da estatal.
De acordo com a presidente da comissão de licitação, Isabela da Silva Freitas, essa modalidade permite mais celeridade no processo, mais transparência e dá mais oportunidade para as empresas participarem do certame, o que aumenta a competitividade. Além disso, reduz custos de operação.
Para liderar o pregão eletrônico, Isabela passou por capacitação específica na área para obter a habilitação de pregoeira pública. Desta forma, a Ceasa/SC pode se adequar à determinação do Governo do Estado de ser obrigatória a realização de pregão eletrônico para compras desde Junho de 2019.
O objetivo de licitar a gestão dos resíduos sólidos foi priorizar a questão socioambiental, adequando o entreposto à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 13.305/2010). A empresa vencedora da licitação - Brooks Ambiental - iniciou as atividades na Ceasa/SC em 30 de Novembro.
Redução da inadimplência
reforçou o caixa da empresa
Uma das metas para 2020 da Ceasa/SC foi a redução da inadimplência. De acordo com o diretor de administração e finanças, Edmilson Costa Moreira, havia empresários com mais de 5 anos de dívidas com o entreposto.
“Havia muitos devedores, mas com muita negociação e o apoio da nossa assessoria jurídica, conseguimos reaver R$ 796 mil em recursos, o que nos deu caixa para tocar as obras que estavam represadas”, afirmou o diretor.
Reformas estruturais
finalmente saíram do papel
Obras de manutenção, adequação e reforma que estavam pendentes finalmente saíram do papel em 2020. Foram licitadas obras como a reconstrução do muro da Ceasa/SC em São José e a adequação da calçada da mesma unidade.
As demais unidades também ganharam melhorias. Em Tubarão, foi realizada a obra no contrapiso do mercado, melhorando a estrutura para os produtores rurais comercializarem seus produtos. Quando houve o ciclone bomba em Santa Catarina, em Julho de 2020, o telhado sofreu danos, e logo foram corrigidos. Uma reforma mais ampla da cobertura está prevista para 2021.
Já em Blumenau, foi feito o projeto para adequação às normas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), proporcionando mais segurança a todos os envolvidos.
Além dos recursos investidos, a Ceasa/SC também arrecadou recursos ao licitar boxes que estavam vagos na unidade de São José. Os boxes 210 e 701 ganharam novos permissionários. Ao todo, foram levantados R$ 313.520 com a licitação desses espaços.
Medidas administrativas
modernizaram a gestão
Ações administrativas também contribuíram para a evolução da estatal no sentido de uma gestão mais moderna, ágil e ética.
Foi instituída a Controladoria Interna, com a criação de um cargo para esse fim, com o objetivo de corrigir irregularidades e desvios de conduta. A servidora Denise Lima assumiu a função em agosto de 2020, com o papel de prestar orientações para cumprir as normas de forma clara e transparente.
Em paralelo a isso, a Ceasa/SC aderiu ao Programa de Integridade e Compliance da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG).
Abastecimento se manteve
apesar da pandemia
Um dos maiores desafios que a Ceasa/SC enfrentou este ano foi a pandemia de covid-19. A operação do mercado se adaptou rapidamente para seguir as medidas sanitárias recomendadas, com medição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel por todo o entreposto e sensibilização dos usuários para o uso correto da máscara e o respeito ao distanciamento social.
Apesar da redução da circulação de pessoas, as doações de alimentos ao projeto Mesa Brasil, do Sesc-SC, se mantiveram. Entre janeiro e outubro de 2020 (dados mais recentes apurados), foram doados mais de 800 mil quilos de alimentos para instituições e famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo projeto, cuja sede fica na unidade de São José da Ceasa/SC.
Licitações em andamento
estendem melhorias para 2021
A central conta com processos licitatórios que terão continuidade em 2021. São obras importantes que darão uma nova cara às três unidades da Ceasa/SC.
Em São José, serão restauradas as coberturas do telhado dos Pavilhões 2 e 3 do entreposto, bem como do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). Na mesma unidade, haverá um projeto de adequação às normas de segurança do CBMSC.
Em Tubarão, também será reformado o telhado do mercado. Já em Blumenau, será construído um novo muro lateral.
Veja no quadro as obras realizadas e o que está em andamento:
Investimentos em 2020
Obra |
Valor (R$) |
Limpeza e Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) |
137.800,00 |
Adequação Calçada - Unidade São José |
115.000,00 |
Contrapiso - Unidade Tubarão |
99.942,41 |
Reconstrução Muro - Unidade São José |
57.947,11 |
Projeto Bombeiros - Unidade Blumenau |
1.708,80 |
Total |
412.398,32 |
Investimentos em andamento previstos para 2021
Obra |
Valor (R$) |
Reforma Telhado Pavilhão 2 e 3 - Unidade São José |
376.663,87 |
Reforma Telhado Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) |
500.000,00 |
Construção Muro Lateral - Unidade Blumenau |
165.103,96 |
Restauração da Cobertura do Telhado - Unidade Tubarão |
76.346,67 |
Projeto Bombeiro - Unidade São José |
12.272,06 |
Total |
1.130.386,56 |
Total 2020 + 2021 (previsto) |
1.542.784,88 |
Informações para a imprensa:
Alícia Alão
Assessoria de Comunicação
(48) 3378-1725
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